31/01/2012, Brasília/DF, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, 10h.
Estatuto


O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo foi criado em 7 de novembro de 2000, contando com o apoio dos então Presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, e Ministro do Esporte e Turismo, Carlos Meles.

Trata-se de um colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgão Estaduais de Turismo que se reúnem para deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, expressando o pensamento e a ação do executivo estadual na gestão do turismo, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política.

Atua, junto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo.

O Presidente do FÓRUM tem assento no Conselho Nacional do Turismo.

Reúne-se em media a cada dois meses, em sedes itinerantes, coincidentes com eventos turísticos de projeção nacional e internacional e /ou considerando o interesse de visitação a destinos turísticos consagrados.

Seu Secretário Executivo é eleito pelo colegiado.

Os Presidentes do FÓRUM até o momento foram:

Importantes temas deliberados pelo FÓRUM, já implementados ou em curso:

Trata-se, portanto, de um grupo de representatividade e legitimidade da gestão turística dos estados, em comunicação direta com os Senhores Governadores Estaduais e com as demais autoridades dos poderes constituídos em nível nacional e estadual.